Lentilhas são tradição no Réveillon para atrair sorte e fartura. Leguminosa consumida há milênios é muito nutritiva e rica em proteína, ferro, magnésio, potássio, vitaminas, zinco e fibras. Indicado para gestantes, pessoas com diabetes, para controlar o colesterol e para quem deseja aumentar a saciedade sendo um grande aliado das dietas. Seu consumo regular melhora a saúde cardíaca e fortalecer os ossos.
Fiz essa receita inspirado pela namorada que nunca gostou de lentilhas – mas que também só havia provado o preparo tradicional. Provou cética e repetiu. Amou!
Nossa tradição para as mesas de final de ano é do hemisfério norte. O problema é que nesta época lá faz frio e até neva mais ao norte enquanto por aqui estamos em pleno verão.
Pensando nisso todas em as ceias sempre tento fazer pratos refrescantes e não tão calóricos sem fugir radicalmente da tradição. Daí essa sugestão para Ano Novo.
Ingredientes:
- Lentilhas
- cebola
- hortelã
- limão
- sal
- pimenta do reino – moída na hora, sempre.
Preparo
Cozinhe as lentilhas ao dente com uma folha de louro, escorra o caldo e esfrie. As lentilhas nacionais cozinho ma panela comum depois de deixar de molho pois fica mais fácil de acompanhar o ponto. As peruanas levam mais tempo então aconselho uns 8 minutos de pressão (sempre depende da quantidade) e finaliza com a panela aberta.
Nota: Para deixar qualquer grão de molho – Se lembrar na véspera coloque de molho em água. Se precisar para o dia, coloque numa panela pequena com água e leve ao fogo. Quando ferver desligue e espere esfriar. O resultado é o mesmo.
Lentilha fria adicione cebolas e hortelã picadas, tempere com sal, azeite, limão e pimenta do reino a gosto. Leve para gelar pelo menos 30 minutos antes de servir.
Bom Apetite!