O Carpaccio original foi criado em 1950 por Giuseppe Cipriani, dono do Harry’s Bar em Veneza, para agradar uma cliente regular, a condessa Amalia Nani Moncenigo, que sofria de anemia e seu médico recomendou que comesse carne crua. O drink Bellini também foi criado lá e ambos foram batizados em homenagem a pintores venezianos Vittore Carpaccio e Giovanni Bellini.
Harry’s Bar era um dos mais famosos de Veneza e frequentado por celebridades da época como Ernest Hemingway, Charlie Chaplin, Orson Welles, Truman Capote, Arturo Toscanini, Guglielmo Marconi, Somerset Maugham, Georges Braque, Peggy Guggenheim e outros.
Esta é uma versão mais fresca e vegetariana. Abobrinha é rica em fibras, carotenoides, vitamina E, A, C e minerais como selênio, cálcio, zinco, cobre e manganês. Ajuda na visão, na digestão e ainda nos ossos
Ingredientes:
- Abobrinhas tenras e bonitas – quanto menores mais saborosas
- Mostarda
- limão
- Azeite de oliva extra virgem
- alcaparras
- sal e pimenta a gosto
- Parmesão
- enfeites (descritos no preparo)
Preparo
Fatie as abobrinhas (use fatiador, mandolin, descascador ou faca mesmo) com 1 mm de espessura. Pingue um fio de azeite sobre o prato onde vai servir e disponha as fatias.
Faça o molho misturando alcaparras picadas, limão, mostarda, azeite, sal e pimenta. Bowl com fouet ou vidro com tampa. Emulsione bem. Regue as abobrinhas no prato com o molho da maneira que quiser ou achar mais bonito. Não coloque muito. Leve o resto do molho para a mesa e se na hora de comer achar pouco, só acrescentar mais.
Enfeite com as alcaparras e lascas do parmesão (faça com descascador de legumes). Se quiser também disponha pequenas folhas soltas de salada, ervas, cogumelo paris crú fatiado, tomatinhos, jalapeños, pimenta rosa, frutas ou o que a imaginação mandar.
Nota: vegetarianos, se não comer queijo use uma versão vegana ou picles.
Bom Apetite!