A Caponata é originária da Sicília e a receita original era de berinjelas salteadas com tomates e cebolas no azeite. Em Palermo costumavam colocar também frutos do mar.
Direto do Livro Il talismano della felicità de Ada Boni
MELANZANE ALLA SICILIANA (CAPONATA).
Melanzane, 4 – Olio – Cuori di sedano, 2-3 – Cipolle – aceto, mezzo bicchiere scarso – Zucchero, un cucchiaio colmo – Succo di pomodoro, un ramaiolo – Capperi, 2 cucchiai – Olive siciliane, un pugno – Uova di tonno affumicate, g. 100 – Prezzemolo trito, un cucchiaio – Piccoli polpi infarinati e fritti – Piccola aragosta lessa – Salsa San Bernardo – Decorazione di spicchi d’uova sode, gamberi, zampe sgusciate dell’aragosta – Facoltativo: fettine di pesce spada cotte nell’olio.
Lavate e asciugate le melanzane, privatele del gambo, sbucciatele, ritagliatele in dadi e friggetele nell’olio, senza infarinarle, fino a che avranno preso un bel color d’oro….
A Caponata moderna é um salteado de legumes de verão e todo sul da Europa tem uma versão deste rústico prato camponês e barato com saabores frescos e riqueza de cores. Na França eles fazem a Ratatouille, na Espanha Pisto, na Grécia Briami e por aí vai. Podem não ser idênticos mas a essência prevalece. Por aqui faço com o que tenho à mão, geralmente durante a safra dos legumes pois deve ser um prato gostoso e barato.
Ingredientes: (a maioria baixa de preço no verão)
- berinjela
- abobrinhas
- pimentões (qualquer cor – se tiver mais cores melhor)
- tomates sem pele (natural ou lata)
- cebola
Esses 5 de acordo com o tamanho da porção. - Salsão 3-4 talos (se estiver em conta)
- uvas passas
- azeitonas picadas sem caroço
- alho picado (bastante)
- sal e pimenta do reino moída na hora
- açúcar (pouco)
- Azeite (ou óleo)
- vinagre balsâmico (ou o que tiver)
- salsinha picada
- pinolis, nozes ou qualquer semente ou castanha picada para adornar
Preparo
A idéia é saltear tudo numa frigideira grande, temperar e montar o prato. Se você tem noção de tamanhos dos cortes e tempos de cada vegetal é só mandar brasa. Agora, se quiser que seus legumes fiquem no ponto desejado (eu gosto mais corcantes) e tudo bem temperado e fresco melhor fazer assim:
Pique em cubos berinjelas, abobrinhas, pimentões, tomates e cebolas. Numa frigideira grande salteie cada um no alho e óleo temperando com sal e pimenta (e uma pitada de açúcar) até o ponto que deseja e reserve num escorredor para tirar o excesso de óleo.
Aqueça novamente a frigideira (ou panela), coloque óleo, doure mais alho picado, adicione as uvas passas, azeitonas, salsão e todo o resto. Tempere com vinagre e acerte o sal. Duas salteadas e arrume no prato para servir. Nesse ponto também pode colocar parte em vidro para guardar.
Enfeite com a salsinha e as nozes (opcional) e sirva a seguir. Se quiser também pode incluir no preparo cogumelos frescos, alcaparras, aliche, pimentas frescas picadas ou o que quiser. Pode trocar salsinha por hortelã, manjericão… Pode ser consumida fria ou quente. Acompanhe com torradas ou pão italiano.
Bom Apetite!