Comida de verdade

Alimentos de verdade são ultra saudáveis e não ULTRA-PROCESSADOS. Como identificá-los?

Comidas saudáveis de verdade são aquelas que você processou (preparou) e conhece a origem de todos os seus componentes (ingredientes).

Se quiser comer um prato pronto de micro-ondas, antes comprá-lo leia o rótulo. Veja o texto do site da paranaense Cooper A1 – Papo de Nutri

A legislação Brasileira de Rotulagem Nutricional dos Alimentos determina que além da tabela nutricional, os alimentos industrializados devem apresentar a lista de ingredientes.

Essa lista deve estar próxima a tabela nutricional, e ser apresentada em ordem decrescente, ou seja, do maior para o menor (em termos de quantidade) ingrediente utilizado na confecção do produto. Essa informação é muito relevante pois propicia ao consumidor observar e identificar a real composição do alimento que está sendo adquirido ou ingerido, auxiliando na escolha mais saudável dentre as opções disponíveis no mercado.

Para que você entenda melhor vou utilizar como exemplo o macarrão integral, existem várias marcas no mercado que se denominam integrais, porém nem todas são totalmente integrais. Para verificar se realmente a massa que você está comprando é integral, a farinha de trigo integral deve aparece como primeiro item na lista dos ingredientes, se o primeiro item for farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico e posteriormente a farinha integral, isso quer dizer que essa massa tem mais farinha branca na composição, sendo menos integral quando comparado aquela que contem a farinha de trigo integral como primeiro item.

Nomes estranhos ou nomenclaturas desconhecidas sugerem um alimento mais processado, que teve a inclusão de possíveis aditivos químicos, como conservantes, corantes, acidulantes entre outras denominações. Quanto mais extensa for a lista de ingredientes, maior será o grau de processamento e consequentemente menos saudável será o produto.

Em tempos de casos crescentes de obesidade a escolha por uma alimentação mais saudável, menos processada se faz necessário, e essas informações contidas nos rótulos, possibilitam um olhar mais crítico sobre os produtos, impactando de forma positiva na saúde da população e instigando as empresas alimentícias criarem produtos menos processados.

E agora que você já sabe como interpretar a lista de ingredientes, seja crítico, utilize essa informação ao seu favor, compare e opte por alimentos mais saudáveis.”

rotulos-dos-alimentos-ingredientes Comida de verdade

E essa informação não é divulgada claramente na internet. No próprio site da Sadia seus pratos prontos ‘caseiros’ apresentam somente a informação nutricional de carbos, calorias, etc. E informa que tudo é feito de maneira caseira. Tente achar os ingredientes. Só na embalagem no mercado, quando temos 15 minutos para escolher 20 itens e sair correndo.

Achei lá os ingredientes da lasanha bolonhesa:

ingredientes: molho bolonhesa (água, carne bovina, polpa de tomate, amido modificado (1,5%), cebola, barriga suína defumada, margarina, açúcar, sal, presunto cozido, alho, cloreto de potássio, manjericão, cebolinha, salsa, pimenta preta, louro, farinha de arroz, óleo de palma, óleo de coco, gordura de leite, aromatizantes: aromas idênticos aos naturais e aromas naturais, realçadores de sabor: guanilato dissódico e inosinato dissódico), molho branco (água, creme de leite, leite em pó integral, margarina, amido modificado (1,03%), cebola, barriga suína defumada, alho, sal, açúcar, cloreto de potássio, farinha de arroz, óleo de coco, óleo de palma, gordura de leite, aromatizantes: aromas idênticos aos naturais e aromas naturais, realçadores de sabor: guanilato dissódico e inosinato dissódico), farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, queijo mussarela, água (4,07%), presunto cozido, clara de ovo e ovo. contém glúten. alérgicos: contém derivados de trigo, derivados de leite, derivado de soja e derivados de ovo. pode conter centeio, cevada e aveia. contém lactose. **bacillus thuringiensis, streptomyces viridochromogenes e agrobacterium tumefaciens.

Compare com os ingredientes da receita de lasanha bolonhesa postada aqui no site….

Veja matéria da Proteste:

“Tem frango na lasanha à bolonhesa

congelado-1 Comida de verdade

Além disso, 40% do prato é gordura. Vá com calma!

Testamos sete marcas de lasanha à bolonhesa e tivemos uma descoberta para lá de inusitada: encontramos carne de ave e até de porco misturada à carne bovina. A carne de porco vem do presunto usado nas receitas, mas a carne de ave não é nem mencionada nos rótulos das embalagens.
Se você costuma comer lasanha congelada com freqüência, saiba que está colocando a sua saúde em risco. Não encontramos problemas de higiene nos produtos, mas, em geral, 40% das calorias das lasanhas são provenientes de gordura, 15% a mais do que o recomendado para ter uma dieta equilibrada. Em uma das marcas, a quantidade de gordura saturada ultrapassa 50% de suas necessidades diárias deste tipo de gordura.

Há também sal demais nas lasanhas congeladas. Para se ter uma idéia, comendo uma porção de 325g de duas das marcas analisadas, você ingere 60% de sua necessidade diária de sal.

Veja mais sobre o teste com lasanhas congeladas, publicado na PRO TESTE n° 71, jul/08.”

A regra básica é:

  1. Quanto maior o nome do ingrediente, mais processado ele é
  2. Se não tiver esse ingrediente na sua despensa, não compre!

Em suma: Fuja dos Ultra Processados!

Cozinhe mais e Bom Apetite!

1 comentário em “Comida de verdade”

  1. Pingback: Sódio - Todos podem ser Chefs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *