Meka do Chef

Meka é o peixe conhecido por Atum Branco. Na realidade trata-se do Black Swordfish Espadarte Negro, peixe capturado em grandes profundidades na Costa Sul do Brasil. Todo o produto da pesca é exportado, mas quando há excedende el costuma aparecer discretamente nas peixarias por aqui. Já vi em supermercados, que por não ter seu código na tabela, rotulado como Cação e bem barato.

Peixe-Meka Meka do Chef
Black Swordfish – O quarto peixe para se fazer um Super Grand Slam.

O Meka é rico em omega-3, selênio e vitamina D e teoricamente por viver em profundidades não tem quantidades significativas de mercúrio mas ainda há o risco por ser topo de cadeia alimentar, portanto manere na quantidade. Mulheres grávidas: nem pensem em peixe nenhum.

Normalmente o Meka é vendido em pedaços ou filés. Esta receita aprendi com um Japa Gourmet que veio do Japão há uns 30 anos e acabou ficando por aqui.

Ingredientes:

  • Filés de Meka com expessura em torno de 2cm
  • cogumelos shitake ou shimeji branco (q está chegando em alguns mercados por uns R$ 4 a bandeja de 200g)
  • Shoyu (sempre prefiro o light. Hinomoto 1L é o melhor custo x benefício)
  • Saquê (a regra do vinho – tem que ser um que você tomaria – aqui não importa, é o baratinho mesmo)
  • Limão
  • Alho
  • Arroz Japa (se não tiver faz com o que ttem aí)
  • manteiga sem sal
  • sal e pimenta a gosto (na marinada)
  • enfeites: cebolinha, furikakê ou salsinha e gergelim ou invente

Faça o arroz só com água – arroz bem lavado, 1 parte de arroz para 1,5 de água em panela com tampa. Se tiver a elétrica melhor. Se não for arroz japa use 1 para 2.

Marinada: passe um pouco de sal e pimenta nos filés e descanse por uns 10 min. Pingue suco de limão e deixe mais 5.

Esquente bem a frigideira, coloque manteiga para derreter com uma gota de óleo para não queimá-la (senão ela vira noisette) coloque o filé para fritar deixe uns 20-30s desse lado só para selar. Vire e deixe uns 3-4 minutos para dourar bem SEM MEXER. Pingue de vez em quando um pouco de limão para ele escorrer pelo peixe, se depositar embaixo dele e formar aquele queimadinho bonito e caramelado. Se for fritar mais de um filé por vez use uma frigideira bem maior ou fogo bem forte.

Monte o arroz em tigelinhas (ou montinhos) nos pratos e enfeite com furikakê ou gergelim. Coloque o peixe ao lado com o lado bem dourado para cima.

Na frigideira ainda quente, coloque os cogumelos para saltear por 30s virando sempre. Despeje um pouco de saquê para deglaciar (desgrudar o queimadinho do fundo e incorporar ao molho. Adicione shoyu a gosto e misture tudo fazendo um molho. Despeje este molho fervendo no prato, sem cobrir o peixe e enfeite com verdinhos. Sirva a seguir.

meka2 Meka do Chef

Note que um lado do peixe ainda está mal passado. Ele acabará de cozinhar com o molho quente que você colocou e fica no ponto perfeito à medida que se saboreia o prato.

Bom Apetite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *